domingo, 22 de março de 2009

Por quê? Por que isso é Flamengo!

Quando nosso amigo Arthur Muhlenberg propôs em uma discussão no seu blog no Globoesporte.com que a torcida do Flamengo se unisse e tomasse atitude pra levantar o time, não tive dúvidas, sabia que a hora de tentar ajudar o time era essa, aproveitando o embalo da deixa.
Ao comentar com amigos sobre o que pretendia fazer, fui muito questionado, com coisas do tipo “você é maluco?” ou “você acha que pode fazer o que sozinho?” ou ainda “você vai ajudar essa diretoria sanguessuga?”.
Digo-lhes sobre as três perguntas: Sim, muito e não. Como eu, sei que você rubro-negro de verdade, é um insano. Sim, porque cultivar uma paixão por um time que ultimamente aparece mais na mídia por crises do que títulos não é uma coisa racional. Mas quem disse que ser torcedor do Flamengo é algo racional?
Ser torcedor do Flamengo é cultivar uma paixão frenética, desenfreada, daquelas que nos leva do ódio as lágrimas nos olhos de emoção em segundos. Que nos faz falar que não nos importaremos mais com o time, que não mais o acompanharemos após cada tropeço que ocorre. E dias depois, vem uma vitória daquelas de tirar o fôlego, como a final contra o Vasco com aquele gol sensacional do Pet aos 43 do segundo tempo e então enchemos o peito com toda a força e declamamos o mais belo poema já feito por torcidas do Brasil: “Eu sempre te amarei, onde estiver estarei ó meu Mengo!”.
Para mim ser Flamengo é isso, é cultivar um mix de emoções indescritíveis. É se arrepiar com o Maracanã cheio, é não perder um jogo pela Tv quando não puder estar no estádio e principalmente, acima de tudo, é não cruzar os braços e deixar o time combalido, nas mãos de diretores que se preocupam apenas em continuar no poder. Poder esse que vem nos fazendo cada vez mais mal, nos deixando cada vez mais humilhados. E é por isso amigos, nação rubro-negra, que lhes digo, esse pode ser o início de mais um grande momento da nossa gloriosa história, ou melhor, o início de uma revolução que pode entrar para a história como a primeira vez que uma grande torcida leva o time nos braços, com peito e raça ao lugar de que nunca deveria ter saído: o topo.
Como já divulgado exaustivamente antes mesmo de entrar no ar, essa é a proposta do nosso blog. Discutir ações que não fiquem apenas na internet ou no papel. Vamos durante a nossa caminhada propor, ouvir sugestões, críticas, apelos. Sinta-se a vontade. Esse espaço não é meu, mas de toda a nação flamenguista que como eu, clama por providências.
E essas medidas serão iniciadas aqui. No nosso blog realizaremos enquetes, fóruns, propostas para rápida implementação de um plano conjunto de salvamento. Mas para que isso aconteça, é preciso que você, torcedor de verdade do Flamengo divulgue ao máximo nosso blog, pedindo que se una as assinaturas virtuais, compre produtos nos links dos sites oficiais do time, compareça aos estádios, proteste, mas apenas contra a diretoria e sem violência. Assim, em breve teremos milhares de pessoas unidas no projeto e poderemos nos tornar uma força de verdade, que ecoará pelos quatro cantos do país, pois para mim ser Flamengo é isso, é não cruzar os braços nem desistir nunca.
E para você o que é ser flamenguista?

45 comentários:

  1. poorrra , é isso ai !
    o primeiro passo já foi dado !
    agora só depende de nós !

    saudações rubro-negras !

    ResponderExcluir
  2. É isso Carlos! Só mesmo a força da NAÇÂO MAIS APAIXONADA DO MUNDO pode reerguer o Flamengo. Tô contigo!
    SRN

    ResponderExcluir
  3. Vamos mostrar ao mundo o poder de uma Paixão...

    Óóó meu Mengo como eu gosto de vc...

    Isso aê Carlos...

    Tô contigo e não abro...

    SRN

    ResponderExcluir
  4. Boas palavras, Carlos... espero que a grande Nação Rubro-Negra esteja engajada nesse projeto, pois somente com a união de todos poderemos fazer do Flamengo o verdadeiro Clube Mais Querido do Mundo. SRN

    ResponderExcluir
  5. Vamos espalhar isso, msn, orkut, em todos os lugares...

    ResponderExcluir
  6. Gostei! Agora vamos levar essa discussão adiante!

    ResponderExcluir
  7. E quem é que vai gerir a grana arrecadada?
    Se somos 35 milhões, basta 1 real de cada por mês que resolve.
    LEONARDO PRESIDENTE JÁ!

    ResponderExcluir
  8. Fala Carlos,

    achei muito boa a sua iniciativa de convocar nós torcedores para discutirmos como ajudar o Flamengo a voltar ao posto de melhor do mundo. Na minha opinião a melhor forma de ajudar o time e nos exigirmos a saída da atual diretoria. Por mais quanto teremos que aturar Marcios Bragas e Kleber Leites da vida. Ha anos os presidentes so fazem merda no Flamengo e a culpa sempre cai em cima dos jogadores e dos técnicos. Já era tempo de nos termos o nosso estádio, já era tempo do Flamengo virar um time lucrativo, mas entra ano e sai ano e nada muda. Como falei qualquer tentativa de mudança deverá partir pela saída da atual diretoria e entrada de profissionais no poder.

    ResponderExcluir
  9. O primeiro passo é tirar as ratazanas (ex-presidentes e seus cupichas) que habitam a Gávea há anos. DEPOIS, COLOCAR A GERAÇÃO DE OURO PARA ADMINISTRAR O NOSSO QUERIDO CLUBE E MOSTRAR A ESSES JOGADORES DE MERDA QUE ESTÃO LÁ, O QUE REPRESENTA ESTAR NO FLAMENGO E A SUA TORCIDA, E SÓ USAR A PRATA DA CASA, VAMOS RECOMEÇAR DO ZERO. CRIAR UMA NOVA FRENTE AMPLA FLAMENGO!

    ResponderExcluir
  10. LEONARDO PRESIDENTE JÁ!

    ResponderExcluir
  11. é isso ai nação...vamos todos juntos levantar esse gigante adormecido...MENGÃOOOOOOOOOOOO
    EU SEMPRE T AMAREI ONDE TIVER ESTAREI...

    ResponderExcluir
  12. RAÇA AMOR E PAIXÃO!!! TE AMO MEU MENGO

    ResponderExcluir
  13. http://revolucaorubronegra.blogspot.com/
    http://revolucaorubronegra.blogspot.com/
    ESPALHEM!

    ResponderExcluir
  14. Ter a maior torcida do mundo não é para qualquer um, ter essa mesma torcida unida num só objetivo de tirar o flamengo da situaão que esta ai é a maior prova de que não somos apenas umatorceida mais sim um NAÇÃO.

    Conte comigo Mengão

    ResponderExcluir
  15. Carlos,

    acho que não precisamos inventar muito não! Vamos fazer simples!

    Crie contas em alguns bancos para que os doadores possam fazer transferência, e não DOCS, e evitem taxas.

    Prepare uma regra de como queremos que esse dinheiro seja investido. Por Exemplo:

    50% para construção do CT
    30% para pagamento de dívidas com o Governo
    20% com as categorias de base

    E vamos exigir do Flamengo que ele nos informe como investiu o dinheiro mensalmente.

    Saudações Rubro-Negras!

    ResponderExcluir
  16. Oswaldo Petrópolis . Conte comigo MENGÃO . Mudança já . Precisamos de uma pessoa que seja símbolo das mudanças e de profissionais competentes que levem a frente projetos de reestruturação de um novo FLAMENGO .

    ResponderExcluir
  17. Vão fazer o que agora?

    Organizar um bonda pra "angariar fundos" e poder comprar o juiz no Fla-Flu?

    Ridículos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. até aqui as meninas florminense vem... inveja mata...

    ResponderExcluir
  19. Vamos começar unindo forças e ações pra tirar essa diretoria amadora e por profissionais integros pra administrar esse patrimônio do futebol mundial chamado Flamengo!!

    ResponderExcluir
  20. Carlos, a tua iniciativa tem o nosso apoio. Seremos nós, torcida, a colocar o Mengão no ápice da glória. Faremos um Flamengo,digno de respeito por uma administração incontestável, que faça do Flamengo um verdadeiro clube lucrativo, como são o Barcelona, o Milan e muitos outros clubes.

    Por sermos a maior torcida do mundo somos obrigados a dar o explemo ao mundo, ser espelho de torcida, competencia e vencedor.
    Conte comigo Mengão ! Sempre !!
    Kleber Barros - Brasilia - DF

    ResponderExcluir
  21. Caros, muito bom ver todas essas mensagens de apoio/força, mas precisamos ser práticos.

    Sería bom entendermos o que de concreto deve ser feito. Pelos comentários do blog do Muhlenberg, vi que uma saída é criarmos um fundo para comprar as dívidas do Flamengo. Não entendo à fundo do riscado, mas sería muito bom se conseguissemos uma pessoa capacitada para estudar a melhor forma para concretizarmos esse sonho, que é salvar o nosso clube do coração.

    Saudações Rubro-Negras!

    ResponderExcluir
  22. Tamo junto Carlos!
    Nada do Flamengo, Tudo pelo Flamengo!

    SRN
    Márcio Nunes

    ResponderExcluir
  23. Essa proposta de contribuir mensalmente com um valor a ser direcionado para
    resolver a vida do Mengão ja é uma coisa q pretendo a muito tempo. Vejo como
    uma ótima oportunidade de resolvermos todos problemas, na medida em q somos
    uma torcida de mais de 30 milhões apaixonados e que se apenas 3,5% desses
    torcedores fidelizarem a proposta, teremos uma renda mensal na faixa de 10
    milhões, 120 milhões anuais e 600 milhões em cinco anos, o q nos permitirá
    q solucionemos todos os problemas financeiros e estruturais do Mengão. Não
    me importa aqui questionar o direcionamento desse dinheiro, mas sim tentar
    de alguma forma contribuir para uma expectativa de mudanças. Fica aqui a
    esperança de uma torcida unida, guerreira e honesta.

    Avante Mengão!!!

    ResponderExcluir
  24. Os números q apresentei são para uma contribuição mensal de R$ 10,00.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  25. acho que a coisa ta encaminhando bem , mas isso não pode ficar só aki no blog , conheço várias iniciativas assim qe ficaram na internet e não colocaram em prática !
    to botando fé nessa pq to vendo qe tem mais gente interessado !
    é isso ai galera , saudações rubro negras !
    e vamo que vamoo !
    João Gabriel - MG

    ResponderExcluir
  26. Louvo essa iniciativa. Vamos mostrar que nossa torcida - de fato - faz a diferença! Acho, entretanto, que a gente tem de tratar o assunto com competência e objetividade. Não podemos nos deixar nos envolver por questões pontuais (situação do time no momento, questões políticas, etc). Penso que as metas obstinadas têm de ser (não necessariamente nessa ordem, mas todas urgentes):
    1) a formação de um grupo qualificado para capitanear o projeto (advogados (dentre eles tributaristas0, economistas e marqueteiros, especialmente), com o auxílio imprescindível, mas objetivo, dos torcedores;
    2) o desenho da pessoa jurídica;
    3) a convocação de pessoas públicas e formadores de opinião (artistas, ex-jogadores);
    4) reuniões com o Jurídico, Finanças, Marketing e Conselho Fiscal do Clube;
    5) locais para encontros (La Mamma ainda é reduto da Diretoria?)

    ResponderExcluir
  27. Vamos começar a revolução!!!!!!!Unidos seremos imbativeis.........

    ResponderExcluir
  28. Só depende da Nação, da minha parte vamo tocar o projeto pra frente!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela iniciativa é isso ai!!!! Ha união de todos pela força maior CLUBE DE REGATAS FLAMENGO!!!!! CONTE COMIGO SEMPRE!!! ô ô Ô vamos ganhar mengoooo vamos ganhar mengôoooooo!!
    VAMOS CRIAR O SÓCIO TORCEDOR GALERA ISSO É FUNDAMENTAL PARA O FLAMENGO VOLTAR A SER O MELHOR DO BRASIL!!!!! SE CADA UM TORCEDOR CONTRIBUIR COM UM REAL POR MÊS VAMOS TER TODO MÊS NO MINIMO 40 MILHÔES!!!!!! UM PROJETO TRANSPARENTE PARA TODOS QUE CONTRIBUIR CONFIAR E VER AONDE O DINHEIRO ESTÁ SENDO EMPREGADO

    ResponderExcluir
  30. E isso ai porra, vamos começar logo a agitar!! Moro em Saquarema e to disposto a representar o RJ se for preciso
    SRN

    ResponderExcluir
  31. Precisamos do apoio do Artur, ele tem na mao o veiculo pra divulgar o nosso projeto!!
    Vamos falar c ele pra divulgar!!

    SRN

    ResponderExcluir
  32. É isso aí, tô dentro, faço qualquer coisa para ver o Mengão fora desta crise.
    Só é preciso transparência, pois quando se envolve dinheiro o bicho pega.
    Sou diretor da Flaparaná e farei minha parte na divulgação aqui em Curitiba.
    SRN

    ResponderExcluir
  33. ALEX PENTA MURIAÉ MG
    Para os dirigentes atuais e não contribuo com nada, mas, aqui eu tô com agalera
    AVANTE MENGÃO

    ResponderExcluir
  34. Só quem é Flamengo sabe exatamente o que é ser Flamengo. Conte comigo para qualquer coisa que seja para o bem do Fla.

    ResponderExcluir
  35. Também concordo completamenete
    que o primeiro passo é a saida da atual diretoria
    infelizmente se nos sermos realistas, não tem como o Leonardo vim para o flamengo agora

    então nós temos que mostrar p\ os que assumirem no final do ano, que já existe uma grande força
    com o intuito de ajudar o flamengo e fazer os dirigentes respeitar a nação
    temos que botar pressão desde o começo....vamos iniciar essa REVOLUÇÃO

    ResponderExcluir
  36. É isso aí galera, podem contar comigo.Não vamoa deixar o nosso amado Fla ser mais destruido.Não vamos deixa-lo, cair pra segunda divisão, para correr atraz do prejuiso.Chega de humilhações !!!!Força galera,agora é a hora de mostrar o tamanho do nosso amõr pelo Manto Sagrado. S R N

    ResponderExcluir
  37. Tô aqui aguardando noticias.AGORA É A HORA DE DEMONSTRAR QUE AMAMOS VERDADEIRAMENTE O MENGÃO.

    OU AME OU DEIXE!!! S R N MENGÃO ATÉ MORRER !!!

    ResponderExcluir
  38. Fala Carlos, acho que um programa de rádio seria muito bom para a divulgação das idéias e com isso daríamos mais credibilidade à conta a ser criada. Também seria legal se conseguissemos colocar o Leonardo como supervisor dessa conta, bem como outros rubro-negros para que a galera tivesse mais confiança na hora de depositar a grana. O que tb ajudaria, seria a participação(não em gerência senão vira bagunça)de rubro-negros ilustres para divulgação.

    Pergunta:
    1-) Na época que o Flamengo angariou fundos para construir o CT com a venda de pulseiras, muitos rubro-negros contribuíram. Porque isso não continuou? Seria isso viável em nosso projeto?
    2-) O CT do Flamengo está penhorado? Certa vez li isso no Blog do Arthur, mas não tenho certeza disso.

    SRN

    ResponderExcluir
  39. Só uma outra coisa: Vcs viram quem são os pré-candidatos às eleições em Dezembro no Urublog? Temos que livrar o Flamengo dessa corja urgentemente antes que seja tarde demais!!!

    SRN

    ResponderExcluir
  40. KLINGER BRAGA.
    É isso ai to dentro para ajudar o MENGÃO.
    Pra prente MENGÃOOOOOOO!!!
    SRN.

    ResponderExcluir
  41. todos amigos que converso ,estao dando maior
    apoio , porem acho que deveriamos expandir
    o merchan , procurar apoio das torcidas
    organizada , da midia , enfim convocar a
    naçao rubro negra.
    cezarminas@yahoo.com.br

    precisamos provar para este bolo fofo do
    ronaldo , que ele fez a maior burrada de sua
    vida .
    trair quem estendeu a mao , na fase mais dificil de sua vida

    ResponderExcluir
  42. E OBVIO QUE O MENGO VAI SER CAMPEAO,ISSO SE DA POR UM UNICO MOTIVO:

    ''A MAIOR TORCIDA DO MUNDO FAZ A DIFERENCA''

    ...CONTE COMIGO MENGAO,PORQUE ACIMA DE TUDO EU SOU RUBRO-NEGRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir